Gostosinhas

Cozinha light e feliz

Prato principal, Receitas

Lasanha de berinjela

Lasanha de berinjela
190 calorias

Olá gostosas e gostosos! Preparem o babador, o mouse e o ctr+c porque a partir de hoje vocês vão se fartar com as delicinhas daqui.

A ideia do blog surgiu da nossa necessidade em se alimentar melhor, mas sem cair no naturebismo, vegetarianismo e dietismo. Ei, não somos contra nada disso!

Não nos julguem, mas não queremos abrir mão de uma comida boa e gostosa, porém, light.

Queremos levantar a bandeira da vida saudável normal. Pé no chão, sem sacrificar sua vida social, sem abandonar o prazer de comer. Comidas gostosinhas  –  com conteúdo!

A receita que chega aqui hoje é a lasanha de berinjela. Simples, rápida, light e deliciosa!

Você vai precisar de:

2 berinjelas médias
carne moída
1 lata de tomates pelados
temperinhos (manjericão fresco, orégano, pimenta…)
sal, pimenta, azeite
cebola e alho
queijo mussarela light (8 fatias)

Primeiro você vai lavar bem as berinjelas.
Pra ficar bem gostosinha, corte  as berinjelas em fatias finas, com menos de 0.5mm. Mas não precisa cortar fina demais também porque elas podem desmanchar…

Coloque as fatias em uma cumbuca. Pode ser uma bacia, um pote grande, qualquer coisa. Aí joga 2 colheres de sobremesa de sal nas rodelas. Espalha bem o sal para que todas peguem um pouquinho do pó divino.

O pulo do gato aqui é colocar alguma paradinha por cima dessa cumbuca que faça pressão nas berinjelas: um prato com um copo cheio de água em cima, um outro pote de vidro… Porque você vai deixar as bichinhas ali, sorando, por uns 15-20 minutos… que é o tempo de você preparar o molho.

Pique uma, duas ou três cebolas… depende de quanto você gosta delas (eu amo, e ponho quantas conseguir!) e alho picado também.

Você e vai precisar de duas panelas…

As duas começam do mesmo jeito: refogadinho de cebola e alho no azeite (POUCO AZEITE, hein?). Quando a cebola começar a ficar transparente, você coloca a carne moída em uma das panelas e mexe bem.
Na outra panela, você coloca o tomate pelado. Uma lata é suficiente. Coloca ele lá e amassa. Amassa ele todinho, já dentro da panela.

(Ah! De vez em quando lembra da berinjela e dá uma remexida na cumbuca, por favor?!)

Aí você vai mexendo a carne e o molho. A carne vai demorar um pouco mais. Ela vai ficar branquela e depois começa a ficar moreninha de novo. Coloca um salzinho nela também. Pimenta do reino também cai bem. Uso bastante louro, mas tem que lembrar de tirar depois.

O molho de tomate você vai enriquecer com temperinhos agora. Ao seu gosto. Eu gosto muito de manjericão fresco, orégano, pimenta e sal.

(Revira a cumbuca da berinjela de novo, faz favor?)

O molho de tomate pode ficar um bocadinho de tempo no fogo baixo, apurando o sabor dos temperinhos. Quando você achar que a carne tá num ponto bacana, joga ela pra dentro do molho. Aí deixa tudo junto no fogo baixinho.
Tá na hora de cuidar das berinjelas. Já deu os 15 minutos, né?

Joga fora a água que ficou no fundo da cumbuca e enche com uma água limpinha. Deixa lá um pouquinho e repita a operação. Isso serve para tirar o excesso de sal delas.

Agora você precisa secar as ditas cujas… Joga tudo pra uma peneira e dá uma pressão. Espreme mesmo! Força a berinjela contra a peneira, vai sair um montão de água. Dá uma reviradinha e faz isso de novo, até perceber que elas estão num ponto bacana.

(Enquanto isso o molho tá lá… ficando gostosão!)

Pode ligar o forno pra ele ir esquentando. Agora pega um pirex , unta com POUCO azeite e coloca uma primeira camadinha de berinjela. Tira as folhinhas de louro, coloque metade do seu molho de tomate e carne por cima da berinjela e cubra com 4 fatias de queijo.

Repita a operação: berinjela, molho, queijo.

Pode jogar um oreganozinho por cima se quiser e/ou uma colherinha de parmesão. E forno! Médio (180°), por uns 20 minutinhos. O queijinho de cima fica dourado e o molho borbulhando. Esse tempo é suficiente para acabar de cozinhar a berinjela. E pode servir!

Lasanha de berinjela
Rende: 6 porções
190 calorias por porção
(um quadrado médio de lasanha à bolonhesa tradicional tem 450 calorias!)

Comentários
  • http://catuxagorduxa.blogspot.pt Cátia

    Cristo… Como não vi esta receita antes?!
    Vou fazer vou fazer!!!
    Delicia!! Obrigada :D

  • Camila

    Florzinha, você sabe a quantidade de calorias por porção?

  • Lenna

    não entendi a paradinha da água da pressão e tal

  • D

    Comparar vegetarianismo com “naturebismo” e “dietismo” foi feio, viu?
    A alimentação vegetariana tem muitos benefícios e é cada vez mais recomendada por médicos para evitar diversos tipos de doenças e para manter a saúde. As pessoas estão deixando de lado os mitos e preconceitos e vendo as vantagens. É uma coisa séria. E há cada vez mais vegetarianos no mundo porque cada vez mais pessoas se preocupam com a saúde, o meio ambiente, os animais…
    Agora “naturebismo” e “dietismo” é outra coisa… já traz uma ideia de falta de critério, de “modinha”… tudo que o vegetarianismo não é.
    Cuidado com as palavras, tá? ;)
    bjs

  • Ligia

    Camila e Lenna leiam a receita, esta super na cara o que perguntaram
    R1: 190 calorias por porção (uma porção tradicional tem 450)
    R2: Pressão equivale a espremer. Espreme a berinjela pra tirar o excesso de água.

  • Lili

    Coloquei na carne moída salsinha e cebolinha e adicionei meio tablete de caldo de carne.
    Sucesso pra quem quer algo mais Light num domingo frio! Meu marido adorou!

  • Gisele

    Eu fiz, só que usei frango. Ficou delícia, nem dá para identificar bem as berinjelas!

  • Dani

    Também não entendi a parte da beringela em si. Água, pressão…

  • Aline Viana

    Dá pra grelhar as fatias de berinjela direto na frigideira bem quente, sem ter que colocar para sorar. É bom porque não foca soltando aquela água e é um pouco mais rápido também.