Gostosinhas

Cozinha light e feliz

Acompanhamentos, Lanches, Prato principal, Receitas

Omelete de espinafre

Omelete de espinafre

Há algum tempo eu resolvi fazer uma dieta com baixo consumo de carboidratos. Quem já passou pela experiência sabe como é: depois de uns três dias, a pessoa não aguenta mais pensar em queijo e até o simpático presunto vira um vilão daqueles.

Bom, a dieta não deu lá muito certo, mas contribuiu para me ajudar a explorar outros sabores e buscar alternativas no livro de receitas. Uma dessas foi essa omelete. Além de ser simples de preparar, traz o super espinafre – Popeye estava certo, é um ingrediente muito nutritivo e ainda tem pouquíssimas calorias!

Ingredientes

1 maço de espinafre
½ xícara de chá de água
Sal
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
4 ovos

Aqueça ½ xícara de água temperada com sal para cozinhar as folhas do espinafre (não esqueça de eliminar os talos!). Atenção: a água não deve ferver, por isso mantenha o fogo baixo. Quando perceber que as folhas estão enrugadinhas e bem escuras, escorra a água e pique em pedaços bem pequenos.

Em seguida, aqueça o alho picado em 1 ½ colher de azeite até dourar levemente e refogue o espinafre. Retire do fogo, bata os ovos em outro recipiente e adicione o espinafre refogado à mistura. Depois, é só aquecer um fio de azeite em uma frigideira antiaderente e cozinhar a omelete por quatro minutos em fogo baixo. Após virar a mistura, cozinhe por mais quatro minutos e sirva imediatamente.

Para quem tem dificuldades em fazer aquela omelete redondinha – eu mal consigo virar um ovo frito -, o segredo é simples: corte e sirva em triângulos. O prato fica bonito e nem dá para perceber que você virou uma metade de cada vez. ;)

Omelete de espinafre
Rende: 3 porções
170 calorias por porção

Comentários
  • http://vanroses.tumblr.com Vanessa G. Ferreira

    Adorei o blog, já mandei várias receitas para o pinterest. *-*
    A única coisa que achei ruim foi que ao adicionar o blog no meu google reader ele não ficou com as postagem aberta, ficou só um resuminho com o link e sem fotos. se der arrumem isso, por favor!!!

  • Lidiane

    Oi, não tenho experiência na cozinha e não entendi essa parte “Coloque o azeite para refogar e reserve.”… É p refogar o q?

    • sievangelista

      Oi, Lidiane! Na verdade essa frase nem era para estar na receita, já tirei de lá! Obrigada pelo aviso :)

  • http://www.rumoao70.blogspot.com Cristiane

    Hum… esse vou fazer… olha.. uma amiga.. a Leuza Faria de Oliveira viu seu blog no meu blog e também irá aderir a suas receitas, colocando é claro, sua autoria. Dê uma olhada no facebook dela depois.. beijux

    https://www.facebook.com/pages/Leuza-faria-de-Oliveira/177219889070271?fref=ts

  • http://www.youtube.com/contemmakeupdajan Janice

    Eu faço esta receita sem cozinhar o espinafre. Tem problema???

    • sievangelista

      Acho que não, Janice. Pelo que eu sei, só pode ser perigoso comer espinafre cru em grandes quantidades, o que não é o caso desta receita. :)

  • Mari

    essa receita,cada uma das partes da foto tem 170 calorias ??

  • http://www.receitasrapidas.com lgorgulhoReceitas

    Também tem uma ótima omelete (light) nesse site aí. Confira a receita.

    http://www.receitasrapidas.com/ovos/omelete-light/

    • sievangelista

      Obrigada pela dica! :)

  • https://www.facebook.com/sofiasterzi Sofia Sterzi

    Fiz e ficou ótimo. Obrigada pela receita bem explicada no geral, só na hora de colocar o omelete na frigideira não ficou muito claro se é pra usar a mesma frigideira que estava usando pra refogar a cebola, ou se é outra frigideira.

    • sievangelista

      Tem toda razão, Sofia! Mexi lá na receita para explicar melhor. Realmente é para usar outra frigideira. Beijo!

  • fabricia barros

    Oi fiz esta mesma receita mas no forno, coloquei um fio de azeite na travessa de vidro pequena, e coloquei a mistura do ovo com o espinafre, deixei no forno até dourar, ficou otimo melhor q na frigideira.